Páginas

15 janeiro 2010

E o amor volta à pauta (alterações no texto postado anteriormente)




Ela entrou pela porta dos fundos, como quem quer evitar dar de cara consigo mesma. Não queria ver ou ser , sabe-se bem lá o que. Nem ela sabia; sabia apenas que não queria ser aquilo que acreditava arrastar como uma corrente de elos entrelaçados pela culpa, pecado original. Enquanto isso, ele entrava pela porta principal, tropeçando arrogante no esforço dela e chutando para o lado a própria desimportância. Vestia-se em trajes de gala, adornado pela fantasia que era a realidade dela. Sorria, como quem rasga o ventre com faca afiada — os cantos da boca abriam-se  de um lado a outro, enquanto a lâmina fria atravessava os sonhos dela. Ela não sorria, mas acreditava — quem sabe um dia? Ia assim banhando-se nos ungüentos da ilusão, amortecendo a dor que doía, mas que ela já nem sentia.  Apenas sofria. Seria isso o amor? Seria essa a prova final? E depois? Haveria um depois? O que haveria de sobrar depois? Ninguém respondia, ninguém sabia explicar. Ninguém sabia. E ela acumulva ao seu relicário de provas uma culpa a mais — a de querer saber e não parar de perguntar: por que?



Na verdade, meus generosos leitores, eu pretendia apenas fazer um lide comportado, descrevendo a playlist que postei pra vocês no iPode aí à direita. Chico Buarque em suas canções de dor de amor. Mas enquanto selecionava, ocorreu-me  um sentimento meio mistureba sobre  tudo o que aflige e acaba matando a expectativa de um amor sereno e bom. É que fui pensando: será impossível um amor sem contaminação de preconceitos, medos, disputas, arrogâncias, despeitos e desrespeitos? A "traição" é outro assunto; apenas consequência, e vem sempre daí. Nem merece mais poderações. Mas será que se pode verdadeiramente cuidar de um amor como se cuida de uma planta, na expectativa de que vire árvore e dê ao menos  uma flor? Será que os seres humanos são capazes de amar uns aos outros minimamente como amam seus animais? Será que existe mesmo um amor sublime e sereno,  feito de reciprocidade,  de possibilidades, de generosidade? Tenho escutado muita gente falar disso, incluindo aquilo que também já vivi, claro. E cada vez entendo menos como as pessoas não conseguem ser felizes no amor. Já pensou nisso? O seu melhor amigo, ou amiga, que você sabe que  é altamente do bem, foi chutado pela criatura a quem tanto amou... ou chutou a criatura que a amava tanto e que você sabe que também era totalmente do bem. Dá para entender? E tem mais: sempre haverá alguém que olhará para as criaturas que se deram mal no amor, achando que são tudo o que queriam ter na vida. Mas nem sempre a coincidência de intenção forma um novo casal — futuros "ex" um do outro, o que é mais provável; ou eternos amantes,  caso tenham aprendido o que é amar com as dores de um parto que quase sempre não dá à luz coisa alguma, a não ser ressentimento, autopiedade — crias imperfeitas de corações doentes. Confesso que estou apenas conversando com vocês, propondo que todos reflitam sobre o amor e a convivência. Pensem no seus cachorros, gatos, coelhos, pés de assucena, de maracujá, de buganvillea, de café... Se não forem capazes de nada mais amorável, tratem-se pelo menos assim... como tratam seus animais e plantas de estimação. Nem que seja apenas para ganhar tempo, até prender o que é amar!
Meus queridos, na verdade, eu pretendia apenas aconselhar que, se estiverem sofrendo,  não ouçam a seleção das músicas de amor  doído do genial Chico Buarque que postei aí ao lado.  Se elas começarem a tocar à revelia neste blog, informo que podem usar os controles do iPode para fazer parar. Também podem desligar o computador e fazerem outra coisa. O importante é não deixar a tristeza virar mania, companhia, doença. Digo que não se deve estimular a dor  que eventualmente trazemos no peito, enquanto não entendermos de onde ela vem e como podemos curá-la. Do contrário, desperdiçaremos o precioso tempo da felicidade, cultivando as folhas secas da tristeza. Mas sabem como é... Hanna,  demasiadamente  humana. Se quiserem, ouçam, sofram, chorem. Mas pensem sempre que ainda se pode tentar de novo; tentar fazer tudo diferente; ser melhor; encontrar alguém que seja melhor. Todos merecemos, inclusive os/as  "ex"! Deus sabe o que nos falta e jamais nos vai negar outra chance. E ser feliz ao lado de quem se ama deve ser como uma temporada longa em um balneário do céu. Pensem nisso!

Hanna, em campanha por amores felizes.
Beijos!!!

Nenhum comentário: