Páginas

21 outubro 2009

Dois convites — um para encerramento e outro para... estreia!!!!!

Temos a honra de convidar a todos os frequentadores do Sobretudo para compartilhar a alegria da realização de um trabalho que esperamos proporcione  não apenas conhecimento mas, sobretudo, prazer a todos. Está aí o convite para um dos projetos mais ousados que a critividade, aliada à competência e determinação poderiam ter trazido para o público desta maravilhosa cidade.
Neste caso, modéstia seria mesmo falsidade...rsrs.
E vocês sabem que não somos disso.
Beijos felizes! Esperamos vocês lá!



A Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro dará início, nesta quinta-feira, 22 de outubro, às atividades comemorativas do Ano da França no Brasil, programa dos governos brasileiro e francês com o objetivo de aprofundar as relações bilaterais no âmbito cultural, acadêmico e econômico. A Escola do Legislativo considera que esta é uma grande oportunidade para realçar, na população do Rio de Janeiro, o conhecimento de fatos marcantes da História da França que resultaram no modelo de representação política que hoje temos, originando principalmente a divisão dos Três Poderes e a própria noção de Assembléia, além dos reflexos da cultura francesa que permanecem em nosso cotidiano. Consideramos que ao aderir às atividades comemorativas do Ano da França no Brasil com esta visão pedagógica e ao mesmo tempo lúdica, estaremos cumprindo nosso papel de contribuir para o letramento político dos mais jovens e para a aproximação dos cidadãos do estado da Casa Legislativa que os representa, dentro da lógica republicana de empoderamento do povo. Programamos, então, as seguintes atividades, patrocinadas integralmente pelo Ministério da Cultura, em parceria com o Instituto Semear, executor do projeto, através de convênio do Programa do Ano da França no Brasil, com o apoio do Pólo Gastronômico da Praça XV.

Aulas abertas com intervenções teatralizadas


            A Revolução Francesa será o tema de oito aulas abertas, com o objetivo de realçar momentos específicos do fato histórico que deu início à Idade Contemporânea e inaugurou os princípios fundamentais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
As apresentações ocorrerão no ambiente dos bares e restaurantes do centro histórico do Rio, para lembrar que a revolução francesa foi um movimento do povo nas ruas e que as tabernas eram locais de encontros e reuniões. Duas apresentações serão feitas em Paquetá, por ter sido a ilha, de acordo com relatos históricos, descoberta em 10 de novembro de 1555, por um francês de nome André Thevet, frade e cartógrafo, que acompanhou Villegaignon em suas incursões. Ao mesmo tempo em que as aulas estarão sendo proferidas, atores caracterizados de época estarão atuando em uma espécie de interferência do passado no contemporâneo. Com esmerada iluminação, figurino e som, os esquetes têm direção e roteiro do premiado diretor João Batista e produção de Alice Cavalcante. O professor palestrante é Renato Pelizzari, que dará à aula aberta a informalidade e dinamismo que o espaço público requer.

Locais, datas e horário:


Todas as apresentações serão às quintas e sextas-feiras dos meses de outubro e novembro, início às 19h30, com encerramento no dia 13/11.


22/10 e 23/10 — Brasserie Rosário e Mercado 32
29/1o e 30/10 — Adega do Timão e Casual Retrô
05/11 e 06/11 — Brasserie Rosário e Mercado 32
12/11 e 13/11 — Adega do Timão e Casual Retrô


Endereços:

Casual Retrô: Rua do Rosário, 24

Adega do Timão: Visconde de Itaboraí, 10

Brasserie Rosário: Rua do Rosário, 34

Mercado 32:  Rua do Mercado, 32


EM TEMPO: Amanhã, dia 22, encerra-se o Ciclo de Conferências sobre Desenvolvimento e Sustentabilidade, também promovido pela Escola do Legislativo, e que nos levou a conhecer cada palmo deste estado e muitas belas árvores pelo caminho. Haverá solenidade no Plenário da Assembleia Legislativa, às 10 da manhã. Estão todos convidados para este evento também...
Ufa...
 ****
PS.: Agora me digam: tem ou não tem que ser duas?!...rsrs.




Um comentário:

Anônimo disse...

oi linda, usando esse espaço para pedir que vá a esse end: http://caiopenha.blogspot.com/
deixe um comentario, se trata de uma criança que está muito doente.
Obrigada! otimo fds! bj