Páginas

20 abril 2011

Sacanagem entre coleguinhas

Provérbios jornalísticos, enviados por coleguinha ao Clube de Comunicação, para alegrar o início de feriadão (eita, rima danada!). Transcrevo para deleite dos iniciados e acrescento algumas que também podem fazer rir (os que nunca passaram por isso...rs) Vejam essa: "um editor de jornal é alguém que separa o joio do trigo - e publica o joio"... É mole?!

Valeu, Duda Rangel!

Beijos gerais ao Clube!

H.

Diga-me com quem andas que eu publicarei na revista de fofocas.

Depois da tempestade, vem a matéria de enchente.

Em terra de pessoa jurídica, quem tem carteira assinada é rei.

Quem nada deve com certeza não é jornalista.

De follow-up em follow-up o assessor de imprensa enche o saco

Aqui se faz frila, aqui não se paga.

Atrás de um grande repórter de TV, há sempre um grande produtor.

Quem indica, amigo é.

A pressa é inimiga da boa apuração.

Não há folga que sempre dure, nem plantão que nunca se acabe.

Mais vale um frila na mão do que cem vagas de correspondente internacional voando.

Não adianta chorar sobre o furo tomado.

Em redação que tem estagiário bonitinho, jornalista cultural caminha de costas.

Quem tem boca vai à coletiva de imprensa filar um rango.

Devagar se perde o deadline

MAIS ALGUMAS....

* A sociedade é maior do que o mercado. O leitor não é consumidor, mas cidadão. Jornalismo é serviço público, não espetáculo." (Alberto Dines)

* Só existem duas maneiras de fazer carreira em jornalismo. Construindo uma boa reputação ou destruindo uma. (Tom Wolfe, jornalista e escritor)

* Jornalismo é literatura com pressa." (Matthew Arnold)

*Para ser jornalista é preciso ter uma base cultural considerável e muita prática. Também é preciso muita ética. Há tantos maus jornalistas que quando não têm notícias, as inventam. (Gabriel Garcia Márquez, jornalista e escrito).

* Jornalismo: a capacidade de vencer o desafio de encher o espaço."(Rebecca West)

* Eu não sei responder qual é, hoje, a missão da imprensa. Só sei que, como cliente ou como personagem dessa imprensa, tá duro, meu. (Dorothea Werneck, ministra da Indústria e do Comércio).

* Certamente a glória do jornalismo é a sua transitoriedade." (Malcolm Muggeridge)

* Não tem que agradar ao dono, ao político, a nós mesmos. Tem que agradar ao público. (Ricardo Kotscho)

* A imprensa é a luz da liberdade. (John Milton (1608--1674), poeta inglês).

* Jornalismo é a segunda mais antiga profissão." (Paulo Francis)

* Jornalismo é uma questão de ênfase. (Paulo Francis).

* Chamo jornalismo a tudo o que será menos interessante amanhã do que hoje." (André Gide)

* A imprensa pode causar mais danos que a bomba atômica. E deixar cicatrizes no cérebro. (Noam Chomsky, lingüista e filósofo americano, no Estadão, 16/11/96).

* O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter." (Cláudio Abramo)

* A ética deve acompanhar sempre o jornalismo, como o zumbido acompanha o besouro. (Gabriel Garcia Márquez, escritor, na revista Caros Amigos de abril).

* O jornalismo é popular, mas é popular principalmente como ficção. A vida é um mundo, e a vida vista nos jornais é outro." (Gilbert Keith Chesterton)

* Supõe, erra, distorce . Mas é como um ar poluído: não se vive sem ela. (Deni Gould, professor de Jornalismo nos Estados Unidos, sobre a imprensa).

* Jornalismo moderno tem uma coisa a seu favor. Ao nos oferecer a opinião dos deseducados, ele mantém-nos em dia com a ignorância da comunidade." (Oscar Wilde)

* Todo tempo de opressão é tempo de grandes sutilezas. Hoje você pode dizer sem medo que "Nero tocava violino enquanto Roma pegava fogo". Mas, na época do fato, se noticiava apenas que: "Personalidade romana colocada na mais alta cúpula, já famosa por Ter, anteriormente, encurtado os dias de sua própria mãe, foi vista praticando uma sonata ao violino enquanto a capital do seu país ardia numa conflagração sem igual". Há muito que aprender com a história em matéria de calar a boca. (Millôr Fernandes)

* Os jornalistas são os trabalhadores manuais, os operários da palavra. O jornalismo só pode ser literatura quando é apaixonado." (Marguerite Duras)

* Duas entonações ao dizer de um jornalista: "Que pena!" (Agrippino Grieco)

* A um jornalista no Sul atribuíram uma notícia saída num jornal da Paulicéia e que era mais ou menos assim: "Foi encontrado o corpo de um jovem cortado em muitos pedaços. Parece que se trata de suicídio. "
(Agrippino Grieco)

* Não se sabe por que diabo essas palavras, nada tendo a ver umas com as outras, se juntaram assim.
(Agrippino Grieco)

* Retirando adjetivos, com se obrigasse seu estilo a fazer regime para emagrecer. (Agrippino Grieco)

* Escrevendo sobre a borracha deu excessiva elasticidade ao assunto. (Agrippino Grieco)

* Só depois que a tecnologia inventou o telefone, o telégrafo, a televisão, todos os meios de comunicação à longa distância, foi que se descobriu que o problema de comunicação mais sério era o de perto. (Millôr Fernandes)

* Se a pressa é inimiga da perfeição, então quanto mais devagar se faz um trabalho mais perfeito ele é. Daí se concluiria que um semanário deve ser melhor do que um diário e um mensário deve ser melhor do que um semanário, sem falar de anuários. O que talvez explique a atração popular pelos slogans que apregoam "O crime do ano", "O julgamento do século", "O maior filme de todos os tempos". (Millôr Fernandes)

* Hiroshima e Nagasaki. Dois holocaustos, exatamente idênticos, no mesmo país, na mesma época, praticados nas mesmas odiosas circunstâncias. No entanto, Nagasaki não tem metade do charme publicitário de Hiroshima, que é a primeira palavra de revolta que nos vem quando nos lembramos da tragédia atômica. A sonoridade de um nome, possibilitando ser cantado em verso e filme por escritores e poetas, deu a Hiroshima o status de um símbolo. É uma questão para os assim ditos técnicos em comunicação: se Cristo fosse enforcado, a forca teria a mesma força simbólica da Cruz? (Millôr Fernandes)

* Acredito em qualquer coisa, desde que seja inacreditável. (Oscar Wilde)

* O conhecimento é de dois tipos: aquele que nós realmente sabemos e aquele que sabemos aonde encontrar a informação. (Samuel Johnson)

* "A sociedade que aceita qualquer jornalismo não merece jornalismo melhor." (Alberto Dines)

* "A primeira essência do jornalismo é saber o que se quer saber, a segunda é descobrir quem o vai dizer."
(John Gunther)

* Jornalismo é tudo aquilo que consigo enfiar entre um anúncio e outro. (Lord Beaverbrook)

* Três jornais me fazem mais medo do que cem mil baionetas. (Napoleão Bonapart)

* Qualquer jornalista que não seja demasiado obtuso ou cheio de si para perceber o que está acontecendo, sabe que o que ele faz é moralmente indefensável. (Malcolm, Janet)

E o pior é que é tudo verdade...rsrsrsrsrsrs


Nenhum comentário: