Páginas

11 setembro 2010

Em nome das Rosas

Queridos amigos, publico a íntegra da carta de Rosa Maria Paiva Leal, enviada ao jornal O Globo. Faço isso porque sei que o espaço dedicado ao leitor deste jornal - e de outros também - é apenas uma estratrégia de marketing barato para que o jornal possa dizer que "dá espaço à opinião do leitor". A opinião editada não pode ser chamada de opinião. A opinião que é selecionada para ser publicada não poderá chamar o que os jornalões entendem como opinião pública. Provavelmente não leremos no O Globo a opinião de Rosa, que é jornalista. Por isso faço questão de publicar a íntegra, confirmando que o que ela diz é a mais cristalina verdade. Em defesa de um jornalismo decente, íntegro e ético, segue o texto:

"Caros senhores
A manchete do jornal de hoje é um insulto à inteligência de seus leitores. Leitores que não votam no candidato do PSDB, que se opõem a este partido, que se opõem à política neoliberal implementada por esse grupo que esteve à frente do país durante oito anos e que está há vinte em São Paulo sem que vocês, da mídia "isenta", destaquem esse fato a cada eleição.
O Globo deveria ter vergonha de se apresentar como um veículo de informações, pois o que se vê hoje é apenas campanha descarada em benefício do candidato tucano. Dei-me ao trabalho de conter o nojo e ler, atentamente, a entrevista concedida pelo candidato aos jornalistas do Globo. Pelo que vi na foto no debate, boa parte da platéia era composta por jornalistas, assessores e correligionários do candidato, o que demonstra que a tal distribuição de convites é uma farsa. Provavelmente nem 10% dos lugares são colocados à disposição do leitor que paga a assinatura deste jornal.
Pois bem, em resposta à pergunta do "insuspeito" Noblat, o candidato, esperto que é, evitou falar o nome do presidente. Afinal, não havia necessidade, já que o próprio jornal se encarregaria de traduzir as entrelinhas de seu discurso - Lula deixa roubar. Em defesa de seu candidato, O Globo fez ainda mais. Colocou uma foto do presidente logo acima da foto de uma mala de dinheiro. E não me venham dizer que isso é jornalismo. Isso é mau jornalismo, jornalismo mau caráter, jornalismo de manipulação, jornalismo de compadrismo, jornalismo covarde que não tem a coragem de dizer claramente a seus leitores que está a serviço de uma candidatura.
Não que tivesse alguma ilusão em relação a isto. Mas como no Rio, infelizmente, somos reféns desse monopólio midiático, o que nos resta senão tapar o nariz diariamente e abrir as páginas do jornal? Mas, hoje, dei um basta. Chega!! Assinatura do Globo, nunca mais. Só terei o prazer de comprar novamente um exemplar deste jornal quando ele for obrigado a estampar a manchete - Dilma é eleita a primeira mulher presidente do Brasil.
Lembrando a frase: MAIORES SÃO OS PODERES DO POVO".

Rosa Maria de Paiva Leal - jornalista.


Nenhum comentário: