Páginas

07 março 2010

Morro da Conceição — que ladeira é essa...

A cidade do Rio de Janeiro guarda coisas que jamais poderíamos sonhar que fossem tão boas. Hoje passei o dia subindo e descendo as ladeiras do Morro da Conceição, ali no coração da Praça Mauá. Lá pela terceira ou quarta ladeira, eu já estava perguntando a todo mundo se havia ali alguma casa para vender ou alugar. Conversei com muita gente, que repetia um discurso que parecia combinado: "Ih, moça... aqui é difícil. Quem mora aqui não sai, e quando sai já tem gente esperando... difícil...". Mas a insistência acabou fazendo surgir um certo princípio de amizade e algumas informações foram sendo aos poucos liberadas: "aquela casa branca, ali na Rua da Bola, com uma pixação na frente, está vazia... acho que o dono pode querer vender, ou alugar...".
Algumas ruas adiante, fiquei sabendo a história controvertida das casas que pertencem à Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, "todas sem documentação regular", mas que já estão com aluguéis inflacionados pelas notícias de que a Prefeitura tem um projeto de revitalização da Praça Mauá.
— Quer um conselho — sugeriu a simpática moradora — volte sempre aqui, vá fazendo amizade; de repente, quem sabe?
Trocamos telefones, nos desejamos boa sorte. E lá fui eu subindo a ladeira para, lá do alto, poder olhar o céu, na ilusão de estar chegando cada vez mais perto.


6 comentários:

gordofalante disse...

Gordo não sobe ladeira. Pena.

Paulinha disse...

´Procuro como louca alugar no morro da conceição... mas nao consigo... vc ja conseguiu alguma coisa?

Jorge English Buzios disse...

Sou apaixonado pelo Morro da Conceição desde 2003 quando fiz um trabalho de faculdade. Gostaria de conhecer amigos interessados em parceria cultural no Morro e proximidades sou formado em turismo e gostaria de conhecer artistas, poetas, escritores, pintores, fotógrafos ou seja gente que cria para o futuro como é o caso da Dona do Blog aqui rsrsrss

Anônimo disse...

ESTOU ALUCINADA BUSCANDO ALGUMA COISA NO MORRO. SE CONSEGUIR MAIS DE UM APTO, DE PREFERENCIA PARA VENDER, POR FAVOR ENTRE EM CONTATO.

Mayane Eccard disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lia. disse...

Meu pai me expulsou de casa semana passada (com 'aviso previo') e eu sai desesperada procurando lugar pra morar que eu pudesse pagar. Vi um anuncio no morro do livramento, achei uma graça, andei pelo da Conceição e me apaixonei. Voltei dois dias depois no mesmo esquema, sai perguntando a todos e no fim do dia já tinha arrumado um lugar. Vou alugar um quarto na casa de uma senhora bem na ladeira do João homem, mas vou diariamente procurar um apezinho que eu possa pagar ou dividir (salario de quem trabalha em livraria é triste... ) nunca achei que fosse me apaixonar tanto por um lugar do rio. Que mané santa Teresa!