Páginas

04 junho 2010

A grande árvore em todos nós

TOLERÂNCIA
(Deng Ming Dao)

"O sopro ártico envolve a montanha
Sacudindo os ossos das florestas
Gotas de chuva pendem dos ramos
Adorno de jóias atirado à terra".

(Samauma, às margens de um rio da Amazônia paraense)
"No inverno, as árvores perdem as folhas. Algumas árvores podem até cair durante tempestades, mas a maioria permanece paciente, e suporta sua sina (...) Altaneiras, aguardam o poder de seu crescimento aparentemente adormecido. Mas, dentro, a germinação se desenvolve perceptivelmente. Sua tolerância é a tolerância de serem fiéis a sua natureza interior. É com esse poder que elas suportam as vicissitudes e o adorno da vida, pois nem a má sorte nem a boa sorte irá alterar o que são. Sejamos da mesma maneira. Podemos ter boa ou má sorte, mas devemos suportar ambas pacientemente. Aconteça o que acontecer, devemos ser sempre fiéis ao nosso interior."
****
Esta citação foi retirada de um texto escrito 300 anos antes de Cristo. É parte de um presente valioso e encantador que recebi de uma pessoa igualmente encantadora e valiosa, que discute arduamente comigo sobre coisas etéreas, quânticas, filosóficas, existenciais e... financeiras. Discordamos em muitos aspectos, mas concordamos sempre no que é essencial.
A samauma que ilustra o texto é um presente aos inúmeros visitantes que aportam aqui para ler a postagem sobre os índios Ticunas e a lenda da grande árvore Samauma, que escrevi em Belém do Pará. Ando pensando em voltar a este assunto em uma pesquisa mais aprofundada, já que o número de visitantes transformou o assunto em um hit do Sobretudo. O segundo texto mais visitado é o que tem por título Historinhas curtas do céu; em terceiro lugar, Rimas toscas. A este dois temas, creio que não devo voltar. Ops! Nunca diga nunca...rsrs.
A todos os queridos visitantes, meus sinceros agradecimentos, adornados por grande estima e elevada consideração.
Beijos!!!
Desta Hanna de sempre,
amor.

****
...mas, como eu ia dizendo...

"Quem inventou o amor, teve certamente inclinações musicais..."
Direto do Jazz e Blues Festival, de Rio das Ostras!
Bom feriadão, gente amada!
H.

2 comentários:

Tati disse...

Sabia que você ia gostar! ; )

Hanna disse...

Oiê!!!! Gostei é pouco... amei!!!! Concordamos sempre no que é essencial, viu?...rsr.
Bjsss