Páginas

19 janeiro 2010

Entre a bola e os atletas

Esta postagem é para uma amigo blogueiro que um dia me garantiu que "a bola sempre busca o pé do atleta". Pois bem: mais uma vez não encontrou.
Um chope, depois a saideira. Coisa rápida pra despistar o calor, no quiosquinho Champanheria, no calçadão de Copacabana. Tarde acabando no horário de verão; volta preguiçosa das férias. E lá estava, diante de mim, o melhor do espetáculo — três molequinhos jogando bola na areia bem em frente à minha mesa. As idades deles deveriam variar entre dois e quatro anos. Jogo disputadíssimo, pau a pau! A bola poderia ter ido para a mesa das famílias deles, bem ao lado; ou melhor, uma de cada lado, mas vinha direto no meio, na minha mesa bem ali. Batia na cadeira vazia, na mesa, na minha mão, e eu agarrava com lance de profissional..hehehe.. antes que a bola derrubasse o chope. Eu já estava me sentindo a goleira da parada. Fiquei feliz por isso — jogando bola com a "rapaziada"...rsrs. Lembrei de uma história antiga, coisa de atleta. Olhei para o fundo do mar, que vai dar bem na trave do outro lado, na outra praia. Achei graça desta vida boba de Hanna. Voltei para o presente agradável do lugar que era aquele agora. Lembrei que mais cedo, naquele mesmo dia, havia lançado uma garrafa ao mar, com um mansagem. E já era quase fim de tarde e ainda não havia escutado o "tchibum". Pensei se alguém que poderia ter interceptado a garrafa ainda no ar; e se foi isso, teria conseguido abri-la? E se a abriu, teria alcançado a mensagem? E se alcançou, teria conseguido entender? E se entendeu, teria dado a isso alguma importância? Mensagens em garrafas atiradas ao mar...Quando atinei, o atleta de dois anos havia largado a bola e fazia graça pra mim. Não sei se me distraí, mas não ouvi a garrafa sucumbir no mar. Êta,vida...
H.



Nenhum comentário: